Gabriel Breia será “musinho” do Arranco e viverá irmão da homenageada na fase criança

Para o carnaval de 2026, o Arranco do Engenho de Dentro terá um “musinho” especial em seu desfile na Marquês de Sapucaí. Gabriel Breia, de apenas 7 anos, desfilará na agremiação dando vida a Antônio Alves, irmão de Maria Eliza, ainda criança. Já conhecido no carnaval, seguindo os passos de sua mãe, Tatiana Breia, a musa da educação, será o primeiro ano em que Gabriel desfilará em uma posição de destaque na folia carioca.

– Já acompanhávamos o Gabriel pelas redes sociais e sempre nos trouxe alegria. O Arranco é uma escola inclusiva e desde o primeiro momento que pensamos nos destaques mirins veio o nome dele para ocupar essa posição. Gabriel vai representar a alegria de quem acredita que o carnaval é um ato de amor e inclusão. O Arranco reafirma seu compromisso de incluir, abraçar e espalhar felicidade – revelou a Presidente, Dona Diná.

A azul e branca vai celebrar o riso, a resistência e a força de Maria Eliza Alves dos Reis, a primeira mulher negra a ser palhaço, que deu vida ao Palhaço Xamego. Gabriel viverá Antônio Alves ainda na infância, um dos irmãos de Maria Eliza. Um papel de pureza, esperança e encanto.

– Desde o dia que chegou o convite para o Gabriel eu já fiquei emocionada. A minha luta por mais de 20 anos de carnaval é pela inclusão, pela educação e por todas as crianças, o futuro do nosso samba. O Gabriel sempre vem comigo na União da Ilha, é acolhido por todos, chama atenção por onde passa e esse convite veio só para afirmar que estamos no caminho certo. Como mãe especial e sambista, é só motivo de orgulho – revelou a Mamãe, Tatiana Breia

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião do FoliaDoSamba