Império de Nova Iguaçu terá o terreiro “Kupapa Unsaba” como enredo do carnaval de 2026

Em busca do título da Série Prata em 2026, o Império de Nova Iguaçu levará para a Intendente Magalhães o legado do terreiro de candomblé “Kupapa Unsaba”, localizado no Rio de Janeiro. O local é uma ramificação do Terreiro Bate Folha de Salvador.  O enredo “Kupapa Unsaba – Morada Ancestral” será desenvolvido pelos carnavalescos Larissa Pereira e Marco Antonio Falleiros e o enredista John Bahiense.

A azul e branca da baixada contará uma diáspora de além mar! Essa semente africana, que recebeu todo axé na Bahia e criou raízes profunda na baixada carioca. Floresceu e refloresce através das zelosas mãos de Floripes, o coração desta dinastia. Desde 1972, o terreiro está sob liderança de Mam’etu Mabeji (Floripes Correia da Silva Gomes), sobrinha de Lessengue. Ela foi iniciada em 1947, liderou com requinte e continuidade da tradição Congo-Angola e com seu esposo Tata Nguzu José Milagre, manteve viva essa tradição até sua morte em 1999.

O título “Kupapa Unsaba – Morada Ancestral” sugere uma celebração das raízes africanas, evocando ancestralidade, memória e pertencimento. A palavra Kupapa Unsaba (mantida no idioma original) transmite intensidade e espiritualidade, reforçada pelo complemento “Morada Ancestral”, que convida a uma viagem às origens e à cultura de matriz africana.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião do FoliaDoSamba