Foto/Divulgação: Ronaldo Luv / Palmer Assessoria de Comunicação.

Influenciadora Rayane Figliuzzi é a nova musa da Unidos da Vila Isabel

A influenciadora e empresária Rayane Figliuzzi é a nova musa da escola de samba Unidos da Vila Isabel para o Carnaval 2026. O convite para integrar o time de musas da agremiação já havia sido feito em anos anteriores. Desta vez, a resposta foi positiva e emocionada.

“Eu nunca me senti verdadeiramente pronta para assumir esse compromisso. Carnaval exige entrega, responsabilidade, preparação. Hoje, com uma equipe de profissionais me dando suporte, acredito que posso somar com a Vila Isabel. Estou em êxtase, muito feliz com o convite. Vou me entregar de corpo, alma e coração para honrar este posto”, declarou a empresária.

Determinada a fazer bonito na Marquês de Sapucaí, Rayane já deu início à sua preparação. Desde que aceitou o convite, tem feito aulas intensivas de samba com a professora Egili Oliveira, referência do Carnaval carioca. As aulas acontecem três vezes por semana, com duas horas de duração.

“Participar do Carnaval exige preparação. Já intensifiquei o aeróbico para ter fôlego para atravessar a Sapucaí sambando, cantando em cima do salto. Já estou fazendo aulas de samba com uma professora que é do Carnaval, super renomada, que é a Egili Oliveira . O Carnaval é uma celebração preta, de mulheres pretas maravilhosas, que brilham com força e ancestralidade. Tenho plena consciência de que nunca vou sambar como Egili, como Evelyn Bastos, da Mangueira, ou como Mayara Lima, do Tuiuti, Raissa de Oliveira, da Beija-Flor que são referências absolutas. Mas também não quero fazer feio. Se for para estar, que seja com respeito, entrega, verdade e humildade”, afirmou a influenciadora.

O enredo da Unidos de Vila Isabel para o Carnaval de 2026 será “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África”, uma homenagem ao mestre Heitor dos Prazeres, sambista, artista plástico e criador da expressão “Pequena África”.

A proposta poética do desfile sensibilizou Rayane, que, além da preparação física e artística, decidiu buscar também um aprofundamento intelectual e social sobre o tema.

“Sou candomblecista, e embora já tenha algum conhecimento sobre minha religião, sei que isso não é suficiente. O enredo da Vila me tocou profundamente e me fez entender, com ainda mais clareza, a responsabilidade de ocupar esse espaço com respeito e consciência. Quero me aprofundar na história do povo preto, que tem uma contribuição imensurável para a cultura, a arte e a formação da nossa sociedade. Como mulher branca, reconheço a dívida histórica que se tem com o povo preto, e acredito que o mínimo que posso fazer é estudar, aprender e me posicionar com responsabilidade para referenciá-los. Pretendo contar com o apoio de profissionais que possam me orientar nesse processo de letramento racial, me ensinar os termos adequados, o contexto, as raízes. É um compromisso que assumo com muita seriedade, porque sei que não se trata apenas de estar à frente de um carro alegórico ou de usar uma fantasia bonita. Trata-se de reconhecer, valorizar e honrar uma luta ancestral que precisa ser contada com respeito”, disse a nova musa da Vila Isabel.

 

 

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião do FoliaDoSamba