Compositor, produtor e arranjador esteve no país a convite do Instituto MentoresHub para participar de projeto de internacionalização do carnaval. Músico ministrou palestra e oficina de samba-enredo para os realizadores do Carnaval de Negros Y Blancos
O ditado que diz que o carnaval não tem fronteiras, teve mais uma comprovação de sua veracidade nos últimos dias. A convite do Instituto Mentores Hub, uma comitiva formada por profissionais brasileiros que atuam no carnaval carioca, partiu rumo à Colômbia para realizar, nas cidades de San Juan del Pasto e Mocoa, palestras e oficinas de carnaval proporcionando um intercâmbio de saberes e experiências.
Entre os profissionais, Leonardo Bessa, cuja contribuição para o maior espetáculo da Terra remonta uma trajetória de trinta anos de carreira como músico, intérprete, compositor e arranjador. Munido de vasta experiência, o profissional dedicou-se a compartilhar um pouco de suas vivências no Carnaval, com o intuito de aprimorar os talentos colombianos que já estão planejando a próxima edição do Carnaval de Negros Y Blancos, evento declarado Patrimônio Cultural da Nação em 2002, realizado na primeira semana de janeiro em Pasto, uma cidade andina localizada no sudoeste da Colômbia, atraindo um grande número de turistas de todos os cantos do país e do exterior.
Além de Pasto, Bessa também participou das ações na província de Mocoa e foi ali que os ensinamentos na oficina de samba-enredo inspiraram os compositores Luis Carlos Martinz e Leon Imbaohi a produzirem, em parceria com Bessa, o primeiro samba-enredo da história do carnaval de Mocoa.
“É muito gratificante ver que a proposta que tivemos já repercutiu de forma positiva entre as pessoas que participaram das oficinas. Não importa em que idioma ou em que país, o carnaval é paixão e, independente do tamanho da festa, e uma manifestação cultural que movimenta uma cadeia de profissionais e de pessoas comuns na realização de algo que vá impulsionar aquela comunidade”, diz o músico.
** Este texto não necessariamente reflete, a opinião do FoliaDoSamba