Não há demanda que o povo preto não possa enfrentar! Portela define hino oficial para o Carnaval 2026

Obra da parceria de Valtinho Botafogo foi a vencedora e irá embalar o desfile da Majestade do Samba em homenagem ao Príncipe Custódio no ano que vem

 

A Portela anunciou, na manhã deste sábado (27), o samba que levará para a Marquês de Sapucaí no Carnaval 2026. A obra composta pela parceria de Valtinho Botafogo, Raphael Gravino, Gabriel Simões, Braga, Cacau Oliveira, Miguel Cunha e Dona Madalena foi a vencedora da disputa realizada pela agremiação e irá embalar o desfile do enredo “O Mistério do Príncipe do Bará — A oração do negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande”.

 

O concurso para decidir o hino oficial da Azul e Branca de Oswaldo Cruz e Madureira contou com 36 obras no páreo. Foram, ao todo, quatro etapas de classificação, incluindo uma chave de disputa na região Sul do país, até que quatro sambas chegassem na grande decisão. A final da competição reuniu milhares de pessoas na quadra da escola.

 

Os portões foram abertos ao público ainda na noite de sexta-feira (26). A festa teve início com um show dos segmentos da agremiação, que agitou os presentes com grandes clássicos da discografia da Majestade do Samba. Em seguida, as quatro parcerias finalistas tiveram 30 minutos de apresentação cada uma. O anúncio do vencedor ocorreu já quando despontava no céu de Oswaldo Cruz e Madureira os primeiros raios de sol.

 

Em 2026, a Portela será a terceira escola a cruzar o Sambódromo da Marquês de Sapucaí no domingo de Carnaval. Na ocasião, a agremiação fará uma homenagem ao Príncipe Custódio, figura histórica e espiritual de origem africana que marcou a cultura afro gaúcha no século 19. O desfile terá assinatura do carnavalesco André Rodrigues.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião do FoliaDoSamba