Projeto vai oferecer apoio acadêmico para alunos dos cursos superiores que frequentam a Portela
Na última terça-feira (02/07), foi inaugurado um espaço de monitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF) na quadra da Portela, em Madureira. O objetivo da parceria é proporcionar à população de Oswaldo Cruz, Madureira e toda a Zona Norte do Rio de Janeiro um polo da UFF mais acessível. O projeto vai oferecer apoio acadêmico aos alunos dos cursos superiores que frequentam a Portela, permitindo que esses estudantes tenham acesso a monitorias no formato remoto, utilizando as salas de monitoria próximas às suas residências.
A iniciativa é de uma parceria entre a Portela, sua Escola de Samba Mirim Filhos da Águia e a universidade. Além das monitorias, também será realizado um mapeamento dos jovens frequentadores da agremiação que estão matriculados em qualquer universidade, para que possam participar da seleção de monitores e tutores que irão atuar no projeto.
A sala de monitoria recebeu o nome de Carlos Monte, em homenagem ao ex-Diretor Cultural da Portela e benemérito da escola. Durante a inauguração, estiveram presentes o Reitor da Universidade, Antônio Carlos Lucas da Nóbrega, o Ministro Benedito Gonçalves e a cantora Marisa Monte.
O Presidente da Portela, Fábio Pavão, destacou a importância desse projeto não apenas para a escola, mas para toda a comunidade ao redor.
– Eu como Professor e Presidente de uma agremiação como a Portela, vejo esse projeto com um grande potencial, pois educação e cultura de precisam andar lado a lado, sendo fundamentais para construção de futuros profissionais. Com essa parceria, buscamos fortalecer a educação e oferecer novas oportunidades de aprendizado para a comunidade local – disse Fábio Pavão.
A quadra da Portela está localizada na Rua Clara Nunes, número 81, em Madureira.
** Este texto não necessariamente reflete, a opinião do FoliaDoSamba