Única escola de samba do Reino Unido liderada por uma mulher, o Império da Rainha foi declarada campeã do carnaval de Londres. O desfile, que aconteceu na última segunda-feira, 25, levou o enredo “Get Up, Stand Up with Império da Rainha”, celebrando a influência da cultura jamaicana nas sociedades britânica e brasileira. A apuração aconteceu na noite desta quarta-feira, 27
A escola foi fundada em 2024 por Liane Devito e já alcançou altos voos. Desde sua fundação, o Império da Rainha recebeu visitas de Gustavo e Guilherme, Mestres da lendária Bateria Furiosa do Salgueiro, nos anos de 2024 e 2025, onde compartilharam todo seu conhecimento com os ritmistas, mestre e diretores da Tropa Trovão.
Para Liani, o propósito da escola vai muito além de troféus. “Samba é alegria, resistência e comunidade. Ele pertence a todos”, afirma. “Nossa missão é compartilhá-lo de forma autêntica, criando espaços onde as pessoas possam se conectar por meio da cultura. Com o Império da Rainha, Liani não apenas fez história, mas também deu início a um movimento cultural: um império do samba em Londres, liderado por uma rainha.
Natural de Santos, Brasil, Liani cresceu imersa nos ritmos do samba e nas tradições afro-brasileiras. Após ensinar dança de salão nos Estados Unidos, mudou-se para Londres em 2010, onde treinou intensivamente na Pineapple Dance Studios antes de se tornar professora residente de samba brasileiro em 2021. Paralelamente ao ensino, Liani se apresentou com grupos profissionais de samba, construindo sua reputação nos palcos.
No Rio de Janeiro, ela desfila como passista desde 2018 em escolas renomadas como Estácio de Sá, Império Serrano, Vila Isabel, Império da Tijuca e, desde 2022, na lendária Acadêmicos do Salgueiro, sob a direção de Carlinhos Salgueiro, uma das maiores referências do samba carioca.
Crédito das fotos: Robson Denian Mateus, Katty London Elite Photograph e Festus Akinsulire
** Este texto não necessariamente reflete, a opinião do FoliaDoSamba