PROSA DO FOLIA: Leonardo Moreira, 1º Mestre-sala da Unidos de Bangu.

A semana começa com o “Prosa do Folia” com ele que estreará em 2025 como defensor do primeiro pavilhão da Unidos de Bangu. Hoje é dia de papo com Leonardo Moreira, que também é 2º mestre-sala do Acadêmicos do Salgueiro.

Quem é o Leonardo Moreira?

– Um lado que poucas pessoas conhecem é o Leonardo estudante, já iniciei o curso superior em odontologia, por decorrências acadêmicas dei uma pausa na metade e logo em breve voltarei para finalizar a realização desse outro sonho. Eu sou uma pessoa bastante vaidosa e estou sempre cuidando do meu cabelo e crio conteúdo com isso, também sou muito independente e trabalho desde os meus 16 anos, nas horas vagas eu estou sempre com meus amigos, minha família e viajando conhecendo novos lugares.

 

Como começou sua história no carnaval?

– Começou em 2014 após ver alguns amigos que eram casais de mestre sala e porta bandeira mirins dançarem em uma festa, fiquei encantado e depois do carnaval através da minha tia, minha mãe me levou ao projeto MTCD, de formação de mspb. Meu primeiro desfile foi em 2015 e após o carnaval fiz um concurso para ser mestre sala mirim do Aprendizes do Salgueiro e ganhei. Fui segundo mestre sala da Lins imperial de 2017 a 2019, entre esses 3 anos também desfilei pela extinta acadêmicos do Sossego em 2018 na série ouro, também como segundo. Em 2019 fui convidado para ser terceiro mestre sala do Salgueiro e após o carnaval de 2023 tive oportunidade de ser alçado ao posto de segundo mestre sala no qual sou até hoje em dia. No carnaval de 2025 estrearei pela Unidos de Bangu como 1º mestre sala.

 

Como veio o convite para defender o primeiro pavilhão da Unidos de Bangu?

– Recebemos o convite pela diretoria da escola após o carnaval, em março.

 

Como funciona sua preparação para o carnaval?

– Eu me preparo ao longo do ano fazendo aeróbico, que me ajuda bastante no condicionamento físico, também faço pilates e osteopatia com minha treinadora Vânia Sacramento, os dois ajudam muito na mobilidade e postura na dança. Em setembro começo a preparação física com personal 3 vezes na semana. Após o lançamento do samba ensaiamos 2 a 3 vezes por semana até dezembro e depois todos os dias.

Inspiração no carnaval

– Tenho alguns kkkkkkkkkk Mas o primeiro mestre sala que vi dançar na vida foi o Sidclei, ele é minha maior referência. Também me inspiro no Thiaguinho Mendonça, Vinicius Antunes e no Daniel Werneck. Eu sou bastante observador e eu admiro muito a dança e a história desses que citei.

 

Deixe um recado para sua comunidade e os amantes do seu trabalho

– A toda comunidade e segmentos, estou muito feliz de estar junto com vocês na nossa unidos de Bangu. Podem ter certeza que não vão faltar esforços e dedicação para conquistar essa nota tão sonhada por todos vocês, nosso enredo é muito significativo e defenderemos aldeia Maracanã na Sapucaí com muita garra! Sou muito grato e honrado de defender o primeiro pavilhão da escola de samba mais antiga da zona oeste, avante Bangu, 2025 é nosso!

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião do FoliaDoSamba