Hoje o “Prosa do Folia” traz mais um pouco da trajetória e história no carnaval de Thainara Matias, 1ª Porta-bandeira da Unidos da Ponte e 2ª defensora do pavilhão da Portela.
– Quem é a Thainara?
A Thainara é uma mãe muito apaixonada pelo seu filho, uma professora de inglês e coordenadora pedagógica que acredita muito no poder transformador da educação na formação de seres humanos melhores. A Thainara também é uma amiga fiel e companheira pra todas as horas. Teimosa demais, metódica e mandona, mas muito comprometida e dedicada com tudo o que decide fazer.
– Como começou sua história no carnaval?
Em 2009 comecei a fazer parte da oficina de mestre-sala e porta-bandeira da Mangueira do amanhã. Minha vontade era ser passista, mas os horários das minhas atividades não coincidiam e, então, comecei a fazer aula de mestre-sala e porta-bandeira com a Tidinha e o mestre Adilson, os quais sou muito grata por terem me introduzido a essa arte tão linda. E, embora eu não quisesse ser porta-bandeira, eu me apaixonei pela dança no primeiro contato e decidi que queria isso pra minha vida.
Como começou a sua história com a Unidos da Ponte?
– Eu tive uma pausa na dança para o carnaval 2017 porque estava grávida. Em 2019 a Ponte me convidou para retornar a dançar como 2ª porta-bandeira para o carnaval 2020, através do 2º mestre-sala Raphael Nascimento e o mestre de cerimônia George. Eu fiquei tão feliz e extasiada. Não via a hora de voltar a dançar. Fui muito bem recebida por toda comunidade e sou muito grata e feliz por defender o pavilhão Meritiense da Unidos da Ponte há 5 anos.
Sua relação com seu Mestre-sala?
– Emanuel temos uma conexão e uma amizade muito linda e genuína. Tenho ele como irmão, dentro e fora do carnaval. E sinto o mesmo dele. Graças a Deus, nos damos muito bem. Nossas personalidades se completam. Ele muito sonhador, eu pé no chão. Eu explosiva e ele calmo. Então, a gente se entende muito bem kkkk
– Como funciona sua preparação para o carnaval?
-Durante o ano inteiro me dedico à academia, fazendo musculação e exercícios aeróbicos, que são ótimos para condicionamento físico. Esse ano também voltei ao Ballet, faço aulas duas vezes na semana. Após a escolha dos sambas, nós começamos os ensaios visando a coreografia de jurado. A partir daí, começamos os ensaios com a nossa coreógrafa, a Bruna Garcia, uma vez na semana, depois duas vezes e a partir de janeiro ensaiamos todos os dias.
– Inspiração no carnaval
-Desde que comecei a dançar, tenho como inspiração a Marcella Alves, pois a via dançar com o Raphael na Mangueira. Também sou apaixonada pela Cris Caldas e pela Selminha Sorriso.
– Deixe um recado para sua comunidade e os amantes do seu trabalho
-Sou grata demais à Deus por todas as pessoas especiais e os momentos únicos que o samba me proporcionou e vem me proporcionando. Nada paga um abraço sincero, votos de felicidade, olhos brilhando e um “torço por você” vindo de pessoas que admiram seu trabalho. A maior recompensa pra um artista é receber a admiração de quem o assiste. Obrigada a todos que admiram nosso trabalho e, em especial as nossas comunidades da Unidos da Ponte e Portela. Amo vocês!
** Este texto não necessariamente reflete, a opinião do FoliaDoSamba