Evento acontecerá de 14 a 16 de julho em Los Angeles com professores brasileiros comandando os workshops de diferentes modalidades e palestras sobre a cultura brasileira e a economia criativa
Falta muito pouco para que a cultura e os ritmos brasileiros invadam os Estados Unidos em mais uma edição do International Samba Congress, que este ano terá como cenário a cidade de Los Angeles, resgatando o marco inicial do projeto iniciado em 2016 por Aninha Malandro.
Radicada há mais de duas décadas no país, a empreendedora cultural tem uma ligação muito íntima com o mundo do samba. Filha do lendário músico brasileiro Carlinhos do Pandeiro e de Ana Gomes, sambista que integrou o reverenciado grupo de “mulatas do Sargentelli”, Ana Laidley cresceu respirando o gênero que hoje é referência cultural quando se fala no Brasil. Adepta do samba como terapia alternativa no tratamento de doenças como a depressão e a síndrome do pânico, a psicóloga que adotou o sobrenome artístico que a tornou conhecida no mundo do samba por conta da especialização na dança dos malandros, não abriu mão do Congresso, sequer diante da pandemia, quando o evento foi realizado de forma online. Agora, com a retomada do formato presencial, ela orgulha-se do time de professores que conseguiu reunir para o maior congresso de cultura e ritmos brasileiros fora do país.
“ O Brasil é um celeiro de grandes artistas e costumo dizer que a cultura, especialmente o samba e o carnaval, atraem os olhares do mundo para o nosso país e precisamos aproveitar melhor essa projeção internacional que estes profissionais que dedicam sua vida a promover os nossos ritmos, para mostrar que a dança vai mais além do que uma atividade física, ela transforma vidas, revela talentos e difunde nossas riquezas e artistas. Desde 2016 a gente vem em um esforço sobrecomum para dar mais visibilidade a este projeto que é único, porque reúne somente professores brasileiros em algum lugar do mundo, para propagar a nossa história, através de um tesouro de valor incalculável, a cultura”, afirma.
Em sua terceira participação no congresso Ramalho Junior, especialista em ritmos como caboclinhos, ciranda, coco e frevo, já prepara as aulas com foco nos ritmos típicos do Nordeste. Já Pitoco de Ayrá, levará a riqueza o maracatu de baque virado, típico das tradições pernambucanas para o workshop, além da mescla de ritmos da região com a linguagem africana. O profissional faz parte do time de professores do ISC desde 2019.
Workshop de Danças de Blocos Afro
Uma das novidades para esta edição é o workshop de Danças de Blocos Afro que será ministrado por uma expert no assunto, Rainha Vânia Oliveira. Especialista em História Social e Cultura Afro-Brasileira, a rainha do Bloco Afro Malê Debalê em 2000 e 2006 , e princesa do Ilê Ayiê em 2001 e 2014 é professora efetiva na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia no curso de Licenciatura em Dança e vai emprestar toda sua beleza, experiência e conhecimento como estudiosa do tema ao Congresso, onde atuará pela primeira vez.
Em sua sétima edição, o International Samba Congress acontecerá de 14 a 16 de julho no Mid Arts Center de Los Angeles, local onde foi realizada a primeira edição do evento. Sucesso desde o primeiro ano de realização, ISC 2023 terá patrocínio de marcas nacionais e internacionais, mostrando sua consolidação no mercado. Entre os patrocinadores estão Hi Brasil, Tito’s vodka, Hot Rio Fitness, Sol de Janeiro, South Winds Tour and Travel, National Real State Investment Group, Affirmative Insurance and Financial Services, Inc., Soul Brasil Magazine, Pimenta Restaurant. O congresso, realizado pela Samba ‘N’Motion, organização sem fins lucrativos, também mantém um link de doações para quem tem interesse em contribuir https://www.gofundme.com/f/help-us-host-the-international-samba-congress
“ A cada ano buscamos melhorar, ainda mais, a condição dos professores que se organizam para estar conosco ao longo desses três dias. São nomes que já construíram uma trajetória consolidada no segmento cultural, seja no samba, frevo, afro, forró ou qualquer outro ritmo brasileiro. Esta é a oportunidade para realizar uma verdadeira imersão na cultura brasileira, não só pelos workshops, mas também pelas palestras que estamos organizando. Sem sombra de dúvidas, este será um reencontro inesquecível dos alunos com o International Samba Congress”, comenta Ana.
Para saber mais sobre o maior congresso de cultura brasileira fora do país, acesse www.internationalsambacongress.org .
** Este texto não necessariamente reflete, a opinião do FoliaDoSamba