A Mais Querida de Niterói exaltará o seu matriarcado ancestral para disputar o título de campeã da Série Prata.
Foi anunciado, durante grande feijoada realizada em sua quadra, em Niterói, o enredo do GRES Cubango para o carnaval de 2024. Intitulado “Os pássaros da noite e o segredo das criações”, trata-se de um olhar místico e festivo para o matriarcado ancestral, sob as asas sagradas das Iyá Mi, divindades do panteão afro-brasileiro que guardam os segredos da criação do mundo. A partir dessa faísca inicial, a narrativa abordará outras “criações”: a criação dos candomblés, no contexto afro-diaspórico; a criação do complexo sociocultural do samba, com ênfase no protagonismo e na sabedoria das mulheres negras; e a criação da própria escola de samba, mistura de rua e terreiro, exaltando as mães fundadoras e guias espirituais da agremiação do Morro do Abacaxi. O enredo foi proposto e será desenvolvido pela comissão de carnaval formada por Gabriel Haddad, Joana D’Arc Prosperi, Jovanna Souza, Leonardo Bora, Rafael Gonçalves, Sophia Chueke, Thayssa Menezes e Theo Neves.
A comissão, que também assina coletivamente a arte do cartaz do enredo (que foi confeccionado a partir da colagem e sobreposição de diferentes linguagens artísticas), coletou depoimentos de baluartes da escola, a fim de valorizar o poder das narrativas de matriz oral, passadas de geração em geração. Segundo os carnavalescos, o enredo é uma celebração afetuosa das raízes cubanguenses, a base de uma árvore de vidas unidas e atravessadas pelo samba.
Mais informações, por enquanto, permanecem em segredo: a data de entrega da sinopse para os compositores será divulgada em breve.
** Este texto não necessariamente reflete, a opinião do FoliaDoSamba