PROSA DO FOLIA: Junior Limma, Coordenador da Ala de Passistas do Império Serrano

Samba no pé não pode faltar em uma ala de passistas, mas como fazer para coordenar 80 pessoas e não deixar o samba cair? Hoje o nosso entrevistado é Junior Limma, Coordenador da Ala de Passistas do Império Serrano.

 

Quem é o Junior Lima?
– Junior Lima é cara ansioso, que precisa mais de 24 horas ao dia para escrever, criar e sonhar.

 

Como começou o envolvimento com o carnaval?
– Então lembro que meus Pais não tinham condições financeiras para ir ao desfile e meu Pai em 1997 eu tinha 7 anos me levou para ver os carros na Presidente Vargas e depois assisti o desfile ali no ” valão” e ficou marcado para mim. Até hoje quando toca o Samba da Beija Flor me vem a memória a minha família comendo pizza de sardinha e pastel e logo após uma vizinha me levava pra assistir os ensaios da Beija flor. Como eu era gordinho, tinha apenas 120 kg, e não tínhamos os padrões de beleza, não podia ser passista. Comecei desfilando em uma Ala Coreografada na G.R.E.S da Beija Flor de Nilópolis em 2012. Em 2013 fiz uma cirurgia bariátrica e resolvi realizar meu sonho e fui convidado para entrar na Ala de Passistas da Beija Flor e do Império Serrano, por incrível que pareça na mesma semana pelo Gabriel Castro, fiquei na Beija Flor até o ano de 2017 , depois só permaneci no Império Serrano e passei também pelas mãos de Nilce Fran na Portela.

 

Por quais agremiações você já desfilou?
– Beija Flor, Portela, atualmente sou Diretor de Passistas do Império Serrano, União Cruz Maltina e Império de Nova Iguaçu.

 

Como veio o convite para o Império Serrano?
– Então na verdade foi uma campanha realizada na internet pelos Passistas antigos e o da ala. No dia 14 de novembro de 2019 os Diretores pediram pra sair da Escola, e acordei no dia 15 de novembro no feriado com minha foto estampada em várias redes sociais pedindo para que eu fosse Diretor e no dia 16 era feijoada cheguei para me apresentar como Passista o Diretor Geral de Harmonia Da Vovó me falou ” se vira” e estou como Diretor até hoje. Mudou a gestão e graça a Deus e Sandro Avelar, Rildo Seixas e Paulo Santi permaneci fazendo um belíssimo trabalho.

 

Qual a maior dificuldade em coordenar uma ala de passistas?
– Primeiro é a responsabilidade de você ter 80 filhos, que reclamam, que passam dificuldades, que você acaba sendo pai, mãe, psicólogo , a responsabilidade também de mostrar algo novo , criar, inovar. E também se controlar por ter sido Passista, saber separar o Junior Passista e o Junior hoje Diretor com uma outra postura.

 

Você tem alguma inspiração no samba?
– Tenho meus queridos Nilce Fran, Valci Pelé, Emanuel Lima e Gabriel Castro.

 

Como funciona a sua preparação para a folia?
– Então na verdade já começamos com o projeto toda terça e nossos ensaios de resistência com a bateria. São duas horas de ensaio semanais por enquanto.

 

Qual a mudança que o carnaval fez na sua vida?
– Mudou toda minha vida, o samba pra mim é o meu melhor amigo, samba me proporciona conhecer novas pessoas, fazer trocas de energias, o samba faz com que nós Diretores realize sonhos, trabalhe com a auto estima. Fora que um passista como eu era mais reservado, também tive que mudar e ser mais comunicativo também, estar em todos os lugares.

 

O que o carnaval significa para você em apenas uma palavra?
-Alegria

 

Aquele recado especial da Junior para os internautas do Folia do Samba e amantes do seu trabalho
– Que possamos voltar logo, que seja um carnaval de muita luz, muita energia boa, um carnaval do renovo, de sorrisos, e que aqueles que quiserem conhecer o projeto do Império Serrano as portas estão abertas para todos e todas, como disse anteriormente o samba cura, o samba é alegria. Que voltemos logo!!

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião do FoliaDoSamba