A União do Parque Acari aproveitou a festa de lançamento de enredo e apresentação da equipe para o Carnaval 2024, que ocorreu no último domingo (16), em sua quadra no Amarelinho, para anunciar o novo coreógrafo da comissão de frente da agremiação: o professor de dança do samba Valci Pelé.
Valci Santos de Lima, conhecido popularmente como Valci Pelé, tem 52 anos, é carioca do Rio Comprido, bairro da zona norte do Rio de Janeiro, morador de Madureira desde a infância, e professor de dança do Samba. O nome artístico Valci Pelé é uma homenagem à grande passista portelense, Nega Pelé. Segundo o coreógrafo, o nome artístico é uma demonstração de gratidão a quem o levou ao mundo dos passistas.
A história do professor de dança do samba com o carnaval vem de longa data. A sua trajetória tem início em meados dos anos 80, quando começou a trabalhar como chapeleiro no atelier do G.R.E.S. Tradição, escola pela qual desfilou pela primeira vez em uma ala coreografada. O primeiro contato do coreógrafo com a ala de passistas se deu por incentivo da sua madrinha Nega Pelé que o levou para desfilar como passista na União da Ilha.
Em paralelo, Pelé assumiu como coreógrafo da comissão de frente da Filhos da Águia, escola mirim da Portela, durante dois anos; atuou como responsável das alas coreografadas da azul e branco de Madureira, da Caprichosos de Pilares e da Cubango, e ainda no mesmo período participou como componente de três comissões de frente, sendo duas vezes na Portela e uma na Caprichosos.
Valci Pelé é um profissional multifacetado. É fundador do Instituto de Cultura e Cidadania Primeiro Passo, no qual insere a cultura do samba e do carnaval no cotidiano de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Além de todas essas funções, ainda possui em seu currículo a autoria do livro infantil Passo dos Sonhos, obra que descreve a importância do carnaval enquanto cultura popular e aborda temas como cidadania e respeito ao meio ambiente, utilizando uma linguagem lúdica, para que seja facilmente incorporada em instituições de ensino públicas e privadas.
Há seis anos o coreografo está à frente da ala de passistas da Unidos do Viradouro como coordenador e diretor responsável pela concepção artística das coreografias do espetáculo ViraShow, que é realizado durante as finais da escolha do samba-enredo da escola. E não para por aí: o carioca ajudou a implementar, executar e coreografar o concurso “Que Beleza!”, que engloba passistas de todas as escolas de samba, valorizando sua beleza, força e história.
Em 2022, assumiu a autoria da coreografia da comissão de frente da escola de samba Unidos da Ponte, ampliando suas possibilidades de trabalho dentro do Carnaval, e gabaritou o quesito. No último carnaval, foi convidado pela diretoria da Estácio de Sá para assumir a coordenação da ala de passistas da agremiação, onde já está confirmado para a próxima temporada.
Pelé carrega em seu portfólio inúmeros prêmios, que o impulsionaram a melhorar cada vez mais o desempenho. Entre eles, podemos destacar a premiação do Estandarte de Ouro, em qual foi contemplado como melhor passista duas vezes, em 1999 e 2012.
A convite da diretoria da União do Parque Acari, Valci assume a comissão de frente da escola. Em 2024, a agremiação levará para sua estreia na Marquês de Sapucaí o enredo “Ilê Aiyê – 50 anos de luta e resistência”, desenvolvido pelo carnavalesco André Tabuquine.
** Este texto não necessariamente reflete, a opinião do FoliaDoSamba